passarola quer voar: A Catapomba já anda por aí a voar…

quinta-feira, outubro 9

A Catapomba já anda por aí a voar…

E desta vez fui mesmo eu que o lancei. Estava à espera de encontrar uns pequenotes do ensino básico, já tinha a converseta toda preparada e apanhei uns matulões do 9º ano. Estou feita, pensei… mas safei-me bem. Vinham de outra actividade também ligada com os correios, estavam todos esfomeados, com umas sandes e uns sumos a olhar para eles e com a casa do futuro atrás a tentá-los para uma visita e eu perguntei-lhes: “O que é que vocês preferiam fazer agora, visitar a casa do futuro ou comer?” “COMER!!!!” Gritaram eles. “Mas antes de irem comer”, disse-lhes eu, “tenho aqui um livro para lançar, que por acaso fui eu que escrevi e só para vos torturar, vou lê-lo do princípio ao fim, muito devagarinho”. As professoras riram-se, eles olharam para mim desconfiados. Mas resumi a conversa, fiz a apresentação do livro, disse-lhe que eram os primeiríssimos a ter o livro na mão, eles ficaram contentes com a honra e passei a palavra à Directora do Museu, com um muito sincero, “nada disto teria sido teria sido possível se não fosse a Dra. Cristina” que, na troca de galhardetes se fartou de elogiar o meu trabalho e da ilustradora Liliana Sobreiro, mais conhecida na vizinhança por Lili. Foi engraçado, informal e simpático, como eu gosto.
E gosto, gosto muito deste livro. O tema da história dos Correios proporcionava um bom cenário e o meu Lutero é definitivamente a minha personagem favorita de todas as personagens que já inventei. A história é de um menino que já não quer ser tratado como uma criança e que, para provar que já é um homem, entra numa missão cheia de aventuras, ilusões, desilusões, fracassos e sucessos. Numa noite o Lutero vai ter de desafiar os seus medos e aprender a crescer. (vá-se lá saber porque é que as crianças querem crescer… )
Depois também há a Catapomba, a pomba tonta, que o melhor que sabe fazer é voar contra vidros e janelas, e o Adalgarto, o lagarto inteligente, revoltado contra seres com sapatos que constituem um perigo para as criaturas mais pequenas que andam pelo chão e que odeia que o agarrem pela cauda. Acho que esta história é bonita para todas as idades e é o meu livro que mais recomendo. Mas como fui eu que o escrevi… sou suspeita ;)
Por enquanto só está à venda na loja do Museu, em breve estará no site e espero que chegue às estações dos CTT… fazia sentido, digo eu…

Os Corredores Loucos do Museu_Os Correios_Paula Castro Rosa_Liliana Sobreiro

Etiquetas: , , ,