passarola quer voar: Um dom quixote tecnológico, barbies metaleiras e a 1ª guerra mundial...

sexta-feira, junho 1

Um dom quixote tecnológico, barbies metaleiras e a 1ª guerra mundial...

Dizia eu que optava por uma noite mais calminha... pfuu, foi um três em um e uma noite com boas surpresas.
Para aperitivo, no bar do teatro, travámos conhecimento com os franceses Maestro Salvatore e o seu fiel escudeiro de imagem. Duas simpáticas personagens com ecrãs em vez de caras, que andam aí perdidas pela cidade à procura de uma dama. Valeu pelo bom humor, pela tecnologia e pela expressividade das imagens. Se hoje forem beber um copo ao Bairro Alto fiquem de olhos atentos que eles vão andar por aí.
Depois... oh yeah!!!... já cá volto...
Vou falar primeiro do Great War, um espectáculo que utiliza um décor de cinema em miniatura, brinquedos, vassouras, luvas, charutos e muito mais, para contar a história da guerra em directo. Toda a brincadeira é filmada com câmaras de vídeo digital e projectada em directo numa grande tela... e visto de fora, não parece brincadeira nenhuma. Os efeitos especiais são fantásticos a sonoplastia é muito, muito boa e tudo acompanhado de pormenores muito bem pensados, que dão realismo à história e com capacidade para criar momentos dramáticos. Para mim, o único senão deste espectáculo foi tentar esticar demasiado o horror da guerra, quer prolongando-se demasiado no tempo, quer no tom demasiado dramático que deram à leitura dos textos... ou então sou eu que ando demasiado insensível... mas fui perdendo o entusiasmo com que o comecei a ver e no fim já estava cansada. Podem ter um bocado de noção da técnica da coisa, aqui neste vídeo... mas não tem nada a ver com vê-lo ao vivo. Ainda está no Maria Matos hoje à noite, por isso, se ainda não têm planos para a noite. Aqui fica uma boa sugestão.

Agora.... vejam lá se não promete:
The Pish Dolls um espectáculo surreal e kitsc. Barbies com um tempero punk: trituradas, abertas e cortadas. Vêm com os seus melhores amigos Ken e GI-Joe. Eles não são melhores: alterados, atarracados, articulados. Estão todos em cena e aprendem os hits da cultura punk-rock.”... Só tive pena que o tempero fosse mais metal que punk... mas abanei a carola, oh yeah! Até dia 4, vão andar por aí, vejam onde. Aqui fica um bocadinho.



De resto, quero ainda espreitar a Diva, no Museu da Marioneta... calha na ressaca dos White Stripes, mas vou tentar ir ver...