passarola quer voar: Tenho a dizer…

sábado, novembro 22

Tenho a dizer…

Que o Blindness é uma excelente adaptação do Ensaio sobre a Cegueira!
É verdade que o livro leva a reflexões mais abrangentes que o filme, mas ler um livro ou ver um filme são duas experiências completamente diferentes. Um grande livro não nos prende só enquanto o temos na mão. Andamos com ele na cabeça o dia inteiro, a contar os minutos até à hora de o poder voltar a ler. Afugentamos o sono para ler só mais um capítulo, e mais um, e mais um até as linhas começarem a ficar desfocadas e as palavras deixarem de fazer sentido na nossa cabeça. Adormecemos a pensar nele e acordamos a pensar nele, e durante o dia recordamos, reflectimos, interpretamos, adaptamos, apropriamos às nossas vidas e visões o que estamos a ler. E quando acaba, sentimos um vazio tão grande, que é muito difícil conseguirmos voltar a agarrar-nos a outro livro. (Acabei de perceber ao escrever isto, que um grande livro, é como um grande amor! :) ) O Ensaio sobre a Cegueira é um grande livro! Eu diria mesmo, dos mais geniais que já li e é obvio que não fui para o cinema à espera que o filme mexesse comigo, como o livro mexeu, já lá devem ir uns dez anitos. Mas em nenhum momento me senti enganada com esta adaptação. Acho que o essencial, está lá todo, com boas opções de argumento, realização e imagem. A propagação da cegueira, as reacções sociais e politicas, a desumanização do homem, o desespero… isso está lá tudo. Não são pormenores do livro ou da história que ficam a faltar. Provavelmente, para quem leu o livro, e quem leu o livro de certeza que não o esqueceu, o que fica a faltar é a reflexão sobre o que é esta cegueira, o que é que o autor está a representar com esta cegueira… Mas como é que isto poderia ser passado para o filme sem massacrar os espectadores com uma linguagem literária que não se adapta à linguagem cinematográfica deste filme? Sinceramente, não sei. Sei que fui ver o filme com uma amiga que nunca tinha lido o livro e o impacto da história foi muito mais forte para ela, que para mim que já a conhecia. É óbvio. Também sei que não senti o vazio quando o filme acabou, que senti quando cheguei ao fim do livro… Mas senti necessidade de ficar sentada em silêncio na cadeira depois do filme acabar. É um filme que vou querer voltar a ver e que recomendo.



é verdade, o Gael não está nada apetecível... está tudo acabado entre nós... :(

Etiquetas: , , ,