passarola quer voar: Alguém viu um gato a passar no meio do espectáculo?

sábado, maio 17

Alguém viu um gato a passar no meio do espectáculo?

Era a minha pergunta mais pertinente à saída do Museu da Marioneta onde fui ver o primeiro espectáculo da FIMFA este ano. E a verdade é que mais ninguém tinha visto. Eu própria comecei a pensar que tinha alucinado no meio do fabuloso espectáculo apresentado pela Buchinger’s Boot Marionettes, “The Armature of the Absolut”.
… E o espectáculo proporcionava-se a isso, porque entramos num mundo surreal e simbólico, povoado por maravilhosas criaturas assombrantes onde até existia, imaginem, uma bela passarola!!! (infelizmente não encontrei nenhuma imagem deste boneco pela net, mas se amanhã passar por eles, ainda lhes pergunto se me deixam fotografar ;) O espectáculo é, não só rico nos pormenores e materiais das marionetas, como também nas técnicas de manipulação utilizadas, que vão desde as técnicas normais, à projecção de imagem e até à cana de pesca!!!! É verdade, houve uma marioneta que foi literalmente pescada. Os manipuladores pareciam verdadeiros gigantes em palco que, com as suas personagens/ máscaras interagiam com as restantes criaturas, muitas delas verdadeiramente minúsculas ao pé dos manipuladores. A luz e as ambiências sonoras, apesar de algumas falhas de som, estavam fantásticas e ainda nos presentearam com deliciosos momentos de humor. Foram 60 minutos muito bem passados, com uns pequenos binóculos na mão (cedidos pela companhia) que me fizeram sentir qual marquesa em tempos idos a assistir a grandioso espectáculo de ópera. :)

Depois ainda houve mais. À saída do Museu o espectáculo de rua “Mogrr…”.
Um espectáculo bem disposto, que vai andar a passear por aí e que nos apresenta pequenos monstrinhos com problemas em aceitar a autoridade. O manipulador/actor é um misto de Mr Bean/ Monsier Hulot em versão monstruosa mas simpática, que vai interagindo com o público, com muita brincadeira e palhaçada à mistura. Foi muito engraçado ver transeuntes, carros e motas a pararem para ver e o criador/manipulador/actor a envolvê-las nas brincadeira.

No fim… ainda tinha uma pergunta sem resposta. Afinal, havia gato ou não havia gato? Era boneco ou verdadeiro? Tive de ir perguntar e…. tchan tchan tchan tchan… HAVIA!!! É um gato a sério, da companhia, que anda por ali e que nunca se sabe se vai entrar e quando vai entrar. Ah há! :P

Etiquetas: