passarola quer voar: 24. Uma aventura na esquadra, parte II

sábado, junho 28

24. Uma aventura na esquadra, parte II

E começam as explicações :)

...
- Com que então já sabiam que o Mário estava a trabalhar comigo – disse-lhes enquanto se sentava junto deles.
- Trabalhar? - Estranhou a Carlota.
– Se não fosse ele, nunca teríamos conseguido agarrar o Simão. Mas como é que vocês descobriram isso tudo é que eu gostava de saber.
As duas crianças entreolharam-se atrapalhadas.
- Eu vi-o consigo, uma vez – disse a Carlota baixinho, com a sensação de que ainda não tinha percebido nada de nada.
– O senhor é da polícia? – Perguntou o Ricardo.
O Homem riu-se e começou a explicar. – Mais ou menos. O meu nome é David e sou um agente especial. Isto significa que trabalho com a polícia em investigações difíceis. E acreditem que esta estava a ser muito difícil de resolver...
A Carlota e o Ricardo ficaram calados à espera da continuação da explicação.
- Já há muitos anos que o Simão andava por aí a fazer vigarices. Nós sabíamos mas nunca conseguíamos provar. Então lembrámo-nos de contratar uma cobaia que nos ajudasse a apanhá-lo em falso.
- Ah! E foi aí que entrou o Mário - percebeu finalmente a Carlota.
- Era preciso alguém de quem o Simão não desconfiasse. E quando ele começou a aparecer por aqui, ligado à construção da tua casa – apontou para o Ricardo - começámos a investigar a vizinhança à procura do nosso ajudante perfeito…
- Foi por isso que nos andou a espiar de binóculos? – escreveu o Ricardo.
O Agente David olhou para ele surpreendido. - Como é que tu sabes que eu andava a espiar?
- Porque vimos o reflexo dos binóculos e deduzimos que era o Senhor quando mostrou conhecer a Carlota na vila.
- Além disso eu vi-o passar de carro por ali várias vezes…
- Boa!! Vocês são mesmo muito espertos. Tenho de me lembrar de vos contratar para o meu próximo caso difícil. – E calou-se por uns momentos. – Onde é que eu ia?
- Nos binóculos – lembrou o Ricardo.
- Ah! Não! Nessa altura eu só estava a controlar as movimentações da zona.. Estas investigações à vizinhança foram anteriores, mesmo antes de vocês chegarem, nós já vos conhecíamos a todos – olhou para a Carlota – Estávamos a investigar os amigos dos teus pais quando um dos nossos agentes que conhecia alguém, que conhecia alguém que conhecia o Mário, nos falou dele. Vimos logo que era a pessoa ideal, actor, discreto e a precisar de trabalho.
- Então o segredo do Mário é que estava a trabalhar numa investigação secreta – adiantou-se a Carlota à explicação do Agente.
- E não podia ter sido melhor. Falámos com ele e contratámo-lo logo. Aproximou-se do Simão como se fosse um comprador e, graças a ele, conseguimos ter acesso à forma como enganava as pessoas e assim, provas das suas falcatruas. Juntando isso ao facto de ter tentado roubar o quadro da Isabel, vamos conseguir que não engane ninguém por uns bons tempos..
- Epá!! Que grande história!! - Exclamou entusiasmado o Ricardo.

- Mas ainda há coisas nesta história que não conseguimos decifrar – disse o Agente olhando para o quadro da Isabel. – A primeira, é como é que o Simão conseguiu roubar o quadro da vossa casa quando estava a ser vigiado por nós. Eu próprio passei grande parte da noite entre as vossas duas casas e não dei por nada.
- Eu vi-o nessa noite – confirmou a Carlota.
- Até porque quem visse a cara surpreendida que fez quando encontrámos a tela bem escondida no tecto falso da casa de banho do quarto, nunca diria que ele sabia de alguma coisa…
- Se calhar também é um bom actor – sugeriu o Ricardo.
- Mas podem ter a certeza, tenha sido ele ou não a roubar a tela, fez-nos um favor enorme ao colocá-la ali. Foi essencial para conseguirmos prendê-lo.

A Carlota e o Ricardo sorriram satisfeitos com o seu segredo bem guardado.

- Agora, quanto à voz anónima que nos deu a pista sobre o quadro, eu tenho cá uma desconfiança de onde veio…– continuou o Agente especial, piscando um olho na direcção do computador do Ricardo – mas para já, e porque o Simão não precisa de saber de nada disso, digamos que foram uns lagartos simpáticos que andam por aí a zelar pelo bom cumprimento das leis. E a propósito, onde é que te escondeste quando te encontrei no sítio dos lagartos? – perguntou à Carlota.
- Ah! Isso é uma história muito comprida…. Digamos que caí num buraco…
- Nunca percebi porque é que tinhas tanto medo de mim. - O Agente David despediu-se com um novo piscar de olhos e foi ajudar a Isabel a levantar o quadro.

A Carlota e o Ricardo ficaram a olhar um para o outro de boca aberta sem perceber muito bem o que é que o agente sabia sobre o segredo dos lagartos.
...

Etiquetas: ,