passarola quer voar: Prémio literário para o Conrado Fortes, já!!

terça-feira, julho 8

Prémio literário para o Conrado Fortes, já!!

Acabei finalmente de ler a Carne de Deus do Afonso Cruz e posso dizer-vos que foi um prazer. Já era fã dele de outras artes e com este primeiro romance que escreveu fiquei mais ainda. É um livro suculento que não fosse eu andar em fase de grande vadiagem nocturna e grande trabalho diurno, tinha lido de um tirinho. Mas assim o prazer foi prolongado e acabou por saber melhor. :)
Primeiro, porque tem um Conrado Fortes, personagem genial, com um quê de Ignatius de John Kennedy Toole, mas em melhor!! Porque tem uma Lola Benites e uma mão cheia de outras personagens fantásticas e o mais fantástico nelas, é que são todas capazes de proferir grandes reflexões, com uma pitadinha de delicioso sentido de humor do Afonso que tornam a leitura deste livro absolutamente essencial. O sentido de humor está também nas pequenas acções das personagens que enriquecem a acção principal, com pormenores muito engraçados (eu gosto sempre quando me dão bons pormenores!).
Tem um bom enredo, que nos prende do princípio ao fim e essa era a parte da aposta segura do livro com histórias de maçonaria e segredos dos templários, mas também em melhor que muitos livros que li. Não só me deu uma visão completamente diferente do Natal :), como nos consegue passar informação sem se tornar cansativo e numa linguagem acessível e lá está, aligeirada com as peculiaridades das personagens.
E mais que tudo, (não, mais que tudo é mesmo o Conrado Fortes :)) mas, sim, mais que tudo, o estilo do Afonso, que consegue ir beber de tantas fontes, de tantos escritores diferentes e criar o seu estilo próprio, com um tempero surrealista nas descrições que tantas vezes me fizeram voltar atrás, com vontade de ler aquela precisa frase ou parágrafo outra vez. E no fim, fiquei a saber imenso sobre cogumelos.
Prémio Literário para o Conrado Fortes, já! :)

E vocês, estão à espera de quê?... ENCOMENDAR AQUI!!!

Etiquetas: