passarola quer voar: Desafio: A primeira lágrima cinéfila..

quinta-feira, agosto 24

Desafio: A primeira lágrima cinéfila..

A propósito de todos os nossos posts sobre cinema e músicas que ligadas a determinados momentos de um filme ou de uma série nos emocionam.. com uma intensidade que talvez nunca chegassem a atingir se estivessem separadas, música para um lado, cena para o outro..dei por mim hoje na praia a tentar recordar o primeiro filme que me fez chorar verdadeiramente, profundamente, sinceramente...

Primeiro, claro que me lembrei da morte da mãe do Bambi..mas a este momento não linko nenhuma música em especial e se o voltar a ver..desconfio que já não me toca..
E assim fiquei por uns momentos..com os olhos entretidos nas proezas e qualidades dos homens com asas de papagaio e pinta de super heróis (kite surfers, eh eh), e a cabeça a vaguear pelas minhas mais antigas memórias de lágrimas cinéfilas.

Cheguei a este filme e acredito que foi mesmo o primeiro que, não só me fez chorar, como me enrolou o coração numa angústia apertadinha, daquelas que voltam sempre que o revejo ou .. sempre que lhe volto a ouvir a banda sonora.

Quando o vi pela primeira vez, ainda não devia ter idade para compreender a história do filme. A prova disso é que, quando o voltei a ver em adulta, só me lembrava essencialmente das cenas boas, dos momentos em que gangsters e amigos comemoram os seus sucessos, quer na fase infantil, quer na fase adulta. Das cenas difíceis ..só tinha guardado mesmo esta: a cena em que o gangster mais pequenino morre. Por ser tão forte, quer em termos de imagem, de momento, de narrativa, de tudo.. eu nunca a consegui esquecer. E a música entra mesmo a duplicar, triplicar, quadriplicar.. a emoção da cena.

É por isso é que voto esta cena (infelizmente não encontrei no You Tube) como a cena que mais me emocionou na minha história com o cinema e a banda sonora como uma das minhas favoritas.



Agora lanço-vos o desafio.. qual foi a primeira conjugação de cena cinéfila /banda sonora que vos fez chorar?