passarola quer voar: O S. Martinho na Guerra

sábado, novembro 11

O S. Martinho na Guerra

Para aumentar a moral das suas tropas, o sanguinário general resolveu comemorar o dia de S. Martinho, com castanhas e água pé à discrição. Os soldados festejaram a novidade e maleficamente decidiram que a festa deveria ser feita debaixo dos olhos dos prisioneiros.. O general fez-se zangado - “Não.. a lenda do dia fala de partilha e de generosidade, quero que escolham dois dos prisioneiros.. um receberá uma porção de castanhas e o outro uma malga do vinho” - Assim foi, os reféns sorteados receberam duas oferendas improvisadas das mãos do inimigo. Os soldados, curiosos, ficaram atentos às reacções.
Primeiro chegaram os pedidos tímidos – “dás-me uma castanha?”, “por favor..um golinho do teu vinho”- Ignorando-os, o prisioneiro do vinho, aproximou-se do prisioneiro das castanhas e disse-lhe. – “os outros.. não têm nada para nos oferecer. Mas eu podia trocar metade do meu vinho, por metade das tuas castanhas” - O prisioneiro das castanhas pensou e disse – “Não.. eu não mereci esta oferenda.. os outros têm tanto direito a ela como eu.. partilharei as minhas castanhas com todos” - O prisioneiro do vinho agarrou numa castanha e escondeu-se, para beber o seu vinho longe dos olhos dos outros. Os restantes prisioneiros banquetearam-se com uma pequena castanha cada um.
Os soldados, desiludidos com o espectáculo, questionaram o seu general. - “Mas a festa ainda não acabou” - .. explicou-lhes ele – “Digamos que uma das iguarias está envenenada com um ingrediente especial.. em qual delas apostam? Fiquem com atenção e talvez aprendam alguma coisa comigo hoje”.
Passado pouco tempo, todos os prisioneiros se contorciam com dores. Todos.. não, todos menos um. O general incrédulo, confrontou o prisioneiro das castanhas que lhe respondeu.
- "é a primeira coisa que se aprende na guerra.. a não confiar nas prendas do inimigo.. queres a minha castanha, ainda aqui a tenho..."
Nesse momento, as nuvens dissiparam-se e pôs-se um quente dia de Sol.

Mentira... não é nada assim que reza a lenda de S. Martinho.. Por isso.. ide..bubei muito vinho, cumei muitas castanhas.. e aproveitai o sol.. que eu vou fazer o mesmo. ;)

Etiquetas: ,