passarola quer voar: A praga.. ano.. 2084

domingo, dezembro 3

A praga.. ano.. 2084

De dia para dia, o medo aumenta naquela parte da cidade, construída onde, nos tempos da água abundante, correu um rio. Sobre a cama, ele observa a praga que conseguiu unir os homens numa guerra com sentido e que está prestes a destruí-los - as Bartaxes - Insectos rastejantes, com um comprimento de 25 centímetros e uma capacidade de reprodução à velocidade de 150 ovos por hora. A cidade está em pânico..

.. e ele sozinho, em cima da cama.

Protege-se com a embalagem do extra forte insecticida e começa a guerra. Pulveriza para a esquerda, pulveriza para a direita, para cima e para baixo.. luta para não as deixar subir, luta para as eliminar.. luta para sobreviver. Num momento, elas parecem fraquejar, perder a força, mas ele desconfia e continua a atacar. Ataca até que.. satisfeito, vê-as caírem de barriga para cima, com as patas a agitar-se no ar. Adivinha-lhes a agonia de uma morte envenenada. O espectáculo não é bonito mas o sabor é o da vitória. O movimento acaba..
Não há dúvida.. as criaturas estão prostradas no chão. Sorri, respira fundo e, ainda que de ouvido alerta, enterra-se no seio do edredão. Abraça a almofada e é tomado por um sono tóxico..

.. a almofada, o edredão, a cama.. alvos inadvertidamente atingidos pelo eficaz insecticida, não amigo do homem.

Passados alguns minutos, por baixo da cama morta, 750 ovos dão luz a 750 novas evoluções dos resistentes insectos. Bartaxe - a praga que sobreviveu ao homem.