passarola quer voar: Noite T, parte 2

sábado, maio 31

Noite T, parte 2

Hoje foi a noite dos Tiagos, parte 1, do Tiago Rodrigues, sobre a qual escreverei amanhã com mais calma, parte 2, Tiago Pereira que estreou hoje no Teatro da Luz, com o músico Vasco Ribeiro Casais, o projecto Omiri, e que, copiando as palavras deles “vive da dualidade antigo vs moderno. Um músico e um vj partem das danças tradicionais e de instrumentos antigos e transformam-nos numa viagem audio-visual em que o moderno se funde com a tradição e esta se rejuvenesce, tornado-se viva e apta a ser vivida nos tempos de hoje. O espectáculo OMIRI, explora simultâneamente duas vertentes: a criação de ambientes complexos dada pela sobreposição de camadas sonoras e visuais gravadas em tempo real e a improvisação em torno das mesmas.”

Além da sonoridade que me conquistou ao primeiro segundo, foi muito engraçado ver a plateia do Teatro da Luz a ser invadida pela malta de Andanças e afins, que encheram a sala com as suas danças. E o tiro de dois posts atrás ia-me saindo pela culatra quando me apercebi que aquela era uma pista totalmente dançante, mas cujas regras eu desconhecia. Lá fiquei invejosa no meu cantinho de única dançante anárquica, até que aos bocadinhos me começaram a vir convidar para dançar. Tive de desculpar-me, roídinha de vontade de aceitar… “não sei os passos”, e os moços lá iam procurando parceira mais à altura, até que houve um que disse, eu explico… Ah, foi um momento lindo. :) E a verdade é que lá comecei a bailarocar com eles, sempre acompanhada de um, agora viras á direita, agora fazes assim, agora trocas de par… e eu lá voltava a pedir desculpa pela inexperiência até que um disse, quando estiveres a apanhar, a música acaba. E foi. Eu voltei para o meu cantinho com a pitadinha de vontade de mais e a verdade é que ainda me levaram a aprender mais uma coreografia, e acabou por ser uma noite muito divertida.
Gostei muito das misturadas de sons de hoje, feitas a partir de instrumentos de ontem. Gostei muito dos vídeos e do belo registo de velhotes a cantar músicas tradicionais com que nos presentearam no intervalo (vão espreitá-los à página do Tiago no My Space.)

Aqui, um cheirinho do que foi a noite:



Agora que já conheço, pelo menos duas danças, resta-me esperar pelo próximo concerto para aprender mais algumas… :)

Etiquetas: , ,