passarola quer voar: O duelo nas traseiras... Um western felino!!

quinta-feira, setembro 10

O duelo nas traseiras... Um western felino!!

A coisa está bem organizada. Assim que o meu gato, ainda pequenino, pôs as patas nos pátios das traseiras, foi logo afugentado pela gata do primeiro andar. Não sei o que é que ela lhe disse, mas a verdade é que ele, ainda pequenino, ficou de tal maneira escondido sem se mexer atrás de uns arbustos que levei umas duas horas para perceber que aquela sombra era um gato… era o MEU gato, congelado de medo!! Na madrugada seguinte, acordei com o que me pareceu ser um cântico e era tão estranho que me levantei do quentinho da cama para ir espreitar. Encontrei o meu gato no parapeito da janela das traseiras e o gato grande amarelo do outro lado do vidro.
Agora já sei… o cântico era um aviso do gato rei de que aquele território é dele, a gata é dele e o meu que miasse baixinho e se afastasse de meter o focinho onde não era chamado.
Durante meses não quis voltar a sair para aquele lado. A varanda da frente era mais segura e livre de … gatos e gatas. E entretanto, naquilo a que eu leigamente denomino como brincadeiras, o meu gato foi treinando as suas habilidades felinas. Foi saltando cada vez mais alto, correndo com maior rapidez e atacando com mais segurança os inimigos (feitos de rolhas, bolas de papel de alumínio, garrafas, rolos de papel higiénico e afins) Também foi ficando cada vez mais rápido e eficaz no ataque às moscas e mosquitos… esses perigosíssimos monstros com asas.
Foi ficando maior… e maior… e, aos bocadinhos, voltou a pedir-me para ir lá atrás. Mas no início, ainda sem avançar muito no terreno. Começou por marcar como território dele as escadas de incêndio do nosso andar e do andar anterior, sem chegar ao pátio do primeiro andar. Quando o gato rei amarelo passava, o meu mostrava-se submisso e dócil. Olhava para ele com admiração e dava umas miadas para chamar a atenção, mas sem o importunar.
E assim foi até perceber que era maior que a gata que tanto o tinha assustado na primeira aventura nas traseiras. Foi-lhe tirando as medidas e quando teve a certeza que já podia com ela… pimba! Aproximou-se, assustou-a e correu com ela do pátio. Marcou território por todo o lado. Agora aquilo é tudo dele, e só me resta saber se sendo ele meu, tenho direito a convidar os amigos para uma churrascada ali…
Mas claro… Era inevitável que o gato amarelo voltasse à cena ao perceber que lhe estavam a roubar território. E isso está a acontecer neste preciso momento, num ambiente western, onde só falta a música, os chapéus à cowboy e as pistolas. Gato amarelo de um lado ( e ainda é maior que o meu) Gato preto do outro (definitivamente mais ágil porque o outro é gordo). Miram-se friamente à espera do menor movimento ou sinal para o ataque. E eu estou aqui, entre a assistência… e a realização, porque, claro, à menor suspeita que o meu gato pode levar uma patada, corto a cena e o território fica para quem o apanhar!!!

Etiquetas: ,