passarola quer voar: O FIMFA faz dez anos!!!!

sábado, maio 8

O FIMFA faz dez anos!!!!

Já não sei há quantos anos é que sou cliente deste festival mas, se não o apanhei desde o início, apanhei-o quase desde o início e todos os anos, os espectáculos que vejo me deixam ainda com mais vontade de voltar no ano a seguir. Acabo sempre por ver mais do que aquilo que escolho pelo programa (até porque muitos são aqui ao virar da esquina, no meu bairro ;)) e nunca me arrependo.
Este ano há muita coisa nova e algumas repetições em jeito de Best Off! :)
Vou destacar alguns:

Imperdível: Shrimp Tales dos Hotel Modern no Teatro Maria Matos, dias 14 e 15 de Maio às 21h30.
Já assisti a um espectáculo deles num dos FIMFAs anteriores e o que eles fazem é absolutamente fantástico! Criam filmes em tempo real, utilizando minis palcos onde vão manipulando os objectos que estão a ser filmados e projectados em directo num ecrã grande. O que vi era em cenário de guerra e foi absolutamente surpreendente:



Agora estão a usar gambas!!! “Em Shrimp Tales, os humanos são representados por gambas, com cinquenta e três cenários em miniatura”
“Do ponto de vista técnico é o projecto mais ambicioso do grupo, dado o grande número de cenas curtas, que se sucedem com grande rapidez e são projectadas num grande ecrã”.
VÃO VER, vão sair de lá completamente maravilhados!!!

Aqui no Museu da Marioneta, Os Três Mosqueteiros do Alfa Theatre, nos dias 13, 14, e 15 de Maio às 21h30 e 16 de Maio às 17h.
Pelo que li é uma adaptação muito espirituosa, divertida, com um humor inteligente. “uma criação imperdível, com cerca de trinta e seis marionetas de luva, segundo a melhor tradição checa, combates incríveis e situações cheias de humor, acompanhadas de música ao vivo, uma equipa de doze artistas que vão certamente marcar o festival”.
Vou ver e aproveitar à saída (Claustro do Museu, nos dias 13 e 14 às 23h) para cumprimentar o Troiando, o verdadeiro cavalo de Tróia, que afinal existe e é de bronze.

Aqui da vizinha Tarumba, o Mironescópio: A Máquina do Amor, no dia 18 de Maio (nos meus anos parece-me bem), às 21h30 e 22h30 e no dia 19 às 23h30. Já não é a primeira vez que o apresentam e já esteve na minha agenda e não faço ideia porque é que ainda nunca o vi, agora é uma espécie de prenda de anos ;)
“Os grandes especialistas da arte erótica, Dr Erotikone, Madame Gigi e Madame Mimi, entre outros convidados, trazem consigo os seus valiosos Mironescópios. Aqui não existem barreiras, o amor é livre! Venha descobrir o que aconteceu realmente no Paraíso… entre muitas outras surpresas nunca antes vistas…”

Também recomendo muito o “Las Tribulaciones de Virgínia” dos Hermanos Oligor, Museu da Marioneta dias 19, 20, 21 e 22 de Maio às 22h.



Já o vi numa das edições anteriores e é lindíssimo. O cenário é maravilhoso, a mecânica da coisa, as caixinhas de música, é espectáculo para ficarmos com olhos e sorriso de criança de 6 anos de idade, é tão bom!! (o vídeo é uma apresentação de um doc sobre eles)
“As máquinas foram inspiradas em experiências de causa-efeito, jogos móveis, brinquedos e autómatos, accionados por roldanas e pedais. A acção sucede-se por todo o espaço e é acompanhada por música de feira, caixas de música e tango…”

E depois há tantas coisas mais, há Bonecos de Santo Aleixo, há um escocês gigante solto por aí, um elefante a passear pelas ruas, há espectáculos fantásticos, pelas marionetas, pelas técnicas de manipulação, pelos cenários, pelo humor, pela beleza, há espectáculos para todos os gostos, a descobrir aqui…
Parabéns FIMFA, parabéns Tarumba pelos dez aninhos de festival!
Contem comigo por muitos mais anos!!!

Etiquetas: , , , ,